Maior parte do Ceará tem alerta de perigo para baixa umidade

0

Devido ao tempo seco e quente, todas as regiões do país têm ao menos um estado sob alerta perigo para baixa umidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Ceará, o alerta vale para maior parte do estado; a exceção é a faixa litorânea.

Os alertas do Inmet são divididos por cores: amarelo, laranja e vermelho. O primeiro representa “perigo potencial” e o segundo e o terceiro representam “perigo” e “grande perigo”, respectivamente. Ao todo, são oito estados sob alerta amarelo e nove sob alerta laranja. São eles:

  • Alerta amarelo: Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
  • Alerta laranja: Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins.

Cuidados: A instrução do instituto é para que todos se mantenham hidratados e evitem tanto o desgaste físico nas horas mais secas quanto exposição ao sol nos horários de pico.

Aumento do calor: Apesar de o inverno ser tradicionalmente uma estação mais fria e seca, a ausência de chuvas é agravada pelas temperaturas acima da média em alguns locais, causadas pelo El Niño.

 Tempo seco: Durante todo o mês de agosto, a tendência é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média em quase todo o Norte e Nordeste do país durante o mês.