A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou nesta quinta-feira (20) a renúncia ao cargo que assumiu há 45 dias. Truss, que fica no cargo até a escolha do sucessor, disse que uma votação para substituí-la será realizada ‘até a próxima semana’.
“Dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador”, disse. O chefe da oposição britânica, Keir Starmer, já se manifestou e pediu eleições imediatas depois da saída da primeira-ministra.
A passagem de Truss representa o mandato mais curto de um primeiro-ministro no Reino Unido — antes dela, George Canning atuou por 119 dias antes de morrer em 1827.
Vale lembrar que a entrada de Liz Truss no governo também ocorreu de forma turbulenta. Ela substituiu Boris Johnson, que renunciou após uma série de escândalos envolvendo sua participação em festas privadas durante o período de lockdown do Reino Unido e a denúncia de abuso sexual por parte de dois alto cargos de seu governo.
Vale lembrar que a escolha de Liz Trauss ocorreu após uma disputada eleição interna, na qual o Partido Conservador elegeu Truss para substituir Johnson. Apenas três dias depois da posse dela no cargo, contudo, a rainha Elizabeth II morreu, e o Reino Unido entrou em um longo período de luto e cerimônias de despedida que adiaram o início dos trabalhos do governo de Liz Truss.
Com informações da Redação