O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (19) que as atividades presenciais na Casa serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (25). Os trabalhos presenciais estavam suspensos desde o ano passado, em razão da pandemia de Covid-19.
Ao fazer o anúncio, Lira explicou que serão tomadas medidas de precaução sanitária, como apresentação de carteira de vacinação.
“A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu que os trabalhos presenciais serão retomados a partir da 2ª-feira, 25. Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação”, escreveu o presidente da Casa em uma rede social.
Cabe enfatizar que a Câmara também autorizou o retorno das atividades presenciais nas comissões temáticas – ou seja, colegiados que analisam os projetos de lei antes da votação em plenário -, as quais estavam interrompidas desde março do ano passado. Neste ensejo, a Casa passou a fazer votações virtuais, em que os deputados usavam um aplicativo no celular para votar.
Desde o início da gestão de Lira, em fevereiro, os trabalhos têm sido feitos de forma híbrida, com a participação da maioria dos parlamentares de forma virtual, mas com grande parte já em plenário.
Confira as regras para o funcionamento da Câmara a partir da semana que vem:
- será mantida assinatura eletrônica, com presença física na casa através dos totens ou biometrias dos gabinetes ou plenário;
- nas votações de mérito, será exigida presença no plenário;
- a carteira de vacinação de cada deputado deverá ser enviada à primeira secretaria;
- quem tiver comorbidade poderá fazer requerimento para continuar remoto e continuará votando de forma remota
Com informações da Redação