Liberação do Garantia Safra 2021 para agricultores de Crateús segue em situação indefinida após nova suspensão das vistorias presenciais

0

A concessão de benefícios referentes ao programa Garantia-Safra 2021 para os agricultores familiares de Crateús segue em situação indefinida. De acordo com o representante do escritório regional da Ematerce no município, dr. Galvão, o processo de vistorias das propriedades rurais executado por agentes-técnicos da entidade está oficialmente suspenso – pelo segundo ano consecutivo – em virtude da pandemia de Covid-19.

Com este panorama, a tendência é que sejam considerados para a análise de possíveis perdas nos roçados somente dados meteorológicos, além de levantamentos técnicos que serão apresentados durante encontro da comissão que reúne integrantes do IBGE, Ematerce , Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal de Negócios Rurais.

“Por conta da situação, decidimos que não haverá aplicação dos laudos e o consequente envio de dados para os Governos Federal e Estadual. No entanto, para que o agricultor familiar não seja prejudicado, foi estabelecida uma nova forma de análise dos roçados, na qual são utilizados índices pluviométricos, bem como outros dados. Estes últimos levantamentos serão expostos durante uma reunião com membros do IBGE e demais instituições que representam o homem do campo no município. Estamos aguardando a definição da data em que será realizado este encontro”, explica dr. Galvão

Para o representante do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, no entanto, a expectativa ainda é positiva para a liberação do Garantia Safra aos produtores rurais que comprovarem o direito ao benefício. “Nosso foco consiste em auxiliar ao máximo os agricultores crateuenses na obtenção de seus direitos. Sempre bom lembrar também que o produtor necessita obrigatoriamente comprovar uma perda superior a 50 % da roçado para conseguir o acesso ao benefício”, conclui.

Com informações do repórter Antônio Fontenele