Justiça Eleitoral valida nomes e Comissão Provisória do PDT Ceará é instaurada

0

Foi reativado nessa quarta-feira (10) o diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em atualização realizada no final do dia de ontem, a Justiça Eleitoral registrou a validade da Comissão Provisória da agremiação. Nessa linha, aponta-se que o período da comissão foi maior do que o era projetado, inicialmente pensada para ir até meados de março, o grupo deve ficar na gestão partidária no Ceará até o início de julho.

A Comissão provisória será responsável por estruturar o partido para as eleições municipais deste ano. Frisa-se que em 2020 o PDT foi a legenda que mais elegeu prefeitos no Ceará, foram 66 vitórias. Porém, desde que a cisão interna começou a operar, o partido já perdeu diversos nomes, e ao menos 40 chefes de executivo local acompanharam o senador Cid Gomes, que se filiará ao PSB em 4 de fevereiro.

Mesmo diante deste quadro, a legenda garante que conseguirá ordenar-se internamente para chegar com nomes fortes ao pleito de outubro. Salienta-se que o PDT Ceará terá como presidente o ex-senador Flávio Torres. Pontua-se, ainda, que ao todo a comissão conta com 12 membros, incluindo o presidente do PDT de Barbalha, Geraldo Sinézio.

Lembra-se que o que a sigla vive hoje ainda é reflexo das decisões tomadas e 2022, quando houve o rompimento da aliança com o PT. Após a vitória de Elmano de Freitas (PT), o ex-governador Cid Gomes passou a defender que o partido voltasse para a base aliada, o que foi rechaçado por figuras como André Figueiredo e Ciro Gomes, contexto que ampliou a crise e levou ao quadro atual.