O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de tentar a reeleição para o cargo. O comunicado foi feito pelo perfil dele no X (antigo Twitter) neste domingo (21).
O democrata iria enfrentar o ex-presidente Donald Trump nas eleições do País em novembro de 2024. A candidatura de Biden já vinha sendo colocada em xeque, após participação dele nos debates presidenciais.
A pressão para a retirada de candidatura do presidente vinha de congressistas aliados e chegou também em doadores da campanha, que pediam por um novo nome democrata para enfrentar Trump — que está na frente nas pesquisas eleitorais.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, informou Biden.
No comunicado, Biden ressaltou ainda as conquistas nos três anos e meio de mandato e agradeceu ao povo norte-americano pelo apoio durante a gestão.
“Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos, superámos uma pandemia que ocorre uma vez num século e a pior crise económica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos a nossa democracia”, disse.
Biden informou ainda que deve falar, ainda essa semana, “à Nação” para dar maiores detalhes sobre a decisão de desistir da corrida presidencial.