O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de postagens do deputado André Janones (Avante-MG) que ligam o ex-deputado Roberto Jefferson ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A coligação do atual chefe do Executivo solicitou à Corte a retirada do conteúdo dos perfis do parlamentar.
De acordo com informações do portal g1, os advogados alegaram que “André Janones, de forma vil e com o intuito de se aproveitar de uma situação abominável para angariar votos para através de informações sabidamente falsas, iniciou uma série de postagens tentando associar Roberto Jefferson à coordenação da campanha presidencial de Jair Bolsonaro à reeleição para o cargo de Presidente da República, bem como o apoio do gestor aos atos criminosos praticados contra a Polícia Federal”.
Segundo Moraes, foi verificada a “existência de divulgação de fato sabidamente inverídico e descontextualizado”.
Com a decisão, foi determinado que Janones e as redes Twitter e Instagram removam as postagens imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Além disso, o deputado está proibido de publicar novos comentários com o mesmo conteúdo.
“De fato, o conteúdo veiculado nas postagens realizadas em 23/10/2022 se descolam da realidade, por meio de inverdades e suposições, fazendo uso de recortes inexistentes, com o intuito de induzir o eleitorado negativamente, a crer que Roberto Jefferson seria o coordenador de campanha de Jair Messias Bolsonaro e que o candidato teria manifestado apoio aos atos criminosos cometidos”, afirmou Moraes.
Com informações da Redação