O presidente Jair Bolsonaro se encontrará, nesta quinta-feira (9), com o líder estadunidense Joe Biden na Cúpula das Américas. Será o primeiro encontro bilateral entre os dois chefes de Estado desde que o democrata chegou à Casa Branca, em 2021.
Entre os assuntos que devem ser discutidos pelos líderes estão o combate à insegurança alimentar, a situação econômica, a energia renovável e o meio ambiente. A expectativa da diplomacia de ambos os países é que o clima da conversa seja amistoso.
O encontro, pré-condição para que Bolsonaro comparecesse à Cúpula das Américas, organizada pelos americanos, deve encerrar simbolicamente o que o presidente brasileiro qualificou como um “congelamento” das relações entre os dois maiores países das Américas.
O avião do chefe do Executivo brasileiro decolou por volta das 22h30 desta quarta-feira (8) para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ele participará do evento.
Antes do embarque, na Base Aérea de Brasília, Bolsonaro transmitiu o cargo ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que, até o próximo sábado (11) ocupará interinamente a Presidência da República, já que o vice Hamilton Mourão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também viajaram para o exterior. Mourão está na Espanha e Lira integra a comitiva de Bolsonaro.
O objetivo da Cúpula das Américas é reunir líderes dos países da América do Sul, América Central e América do Norte, para discutir o fortalecimento da democracia na região. A programação do evento começou na segunda (6) e vai até esta sexta (10), mas a sessão plenária com chefes de Estado acontece hoje.
Com informações da Redação