O carnaval carioca tem uma nova campeã. Depois de chegar ao vice-campeonato em quatro ocasiões, a Acadêmicos do Grande Rio conquistou, nesta terça, 26, seu primeiro título no grupo especial.
A escola da Baixada Fluminense levou à Marquês de Sapucaí o enredo “Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu”, assinado pelos carnavalescos Leandro Bora e Gabriel Haddad, que desmistificou o senso comum sobre um dos orixás mais louvados das religiões de matriz africana. Com um samba que caiu nas graças do público, um desfile caprichado e uma série de erros de seus concorrentes, a agremiação saiu da avenida como favorita ao título.
Desde o início da apuração, a quadra da Grande Rio, que fica em Duque de Caxias, já estava tomada pela comunidade, confiante na vitória.
A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo lugar, logo atrás da escola vencedora, por apenas três décimos de diferença, somando 269,6 pontos. Viradouro (269,5), Unidos de Vila Isabel (269,3), Portela (269,2) e Acadêmicos do Salgueiro (268,3) completam a lista de agremiações que voltam à Sapucaí no sábado (30) para o desfile das campeãs.
A escola de samba São Clemente, por sua vez, foi rebaixada para a Série Ouro no carnaval 2022 do Rio de Janeiro. A agremiação ficou em último lugar, com 263,7 pontos, levando à avenida uma homenagem ao humorista Paulo Gustavo, morto no ano passado em decorrência da Covid-19.
Com informações da Redação