Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil começaram a ser entregues aos beneficiários de todo o país na última semana, segundo o Ministério da Cidadania. A distribuição ocorre pela necessidade de substituir os antigos cartões do Bolsa Família – os quais, contudo, permanecem válidos.
De acordo com a pasta, foram emitidos, entre os dias 27 de junho e 04 de julho, cerca de 3,2 milhões de unidades do cartão com chip. No total, seis milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo.
Ainda conforme o Ministério da Cidadania, o objetivo da entrega dos novos cartões é modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Neste ensejo, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Cabe pontuar que o desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone, através do atendimento Caixa Auxílio Brasil. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.
Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Em julho, 18,15 milhões de famílias deverão receber o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
Com informações da Redação