Governo Federal troca presidente do INSS

0

O governo federal trocou a presidência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Leonardo José Rolim Guimarães foi exonerado do cargo e José Carlos Oliveira assume o posto. A mudança foi publicada na edição de hoje, 05, do DOU (Diário Oficial da União). As mudanças foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Rolim assumiu o cargo em janeiro do ano passado, após Renato Vieira ser demitido em meio à crise no órgão por causa do represamento na concessão de benefícios. Ele seguirá no governo, pois foi nomeado secretário de Previdência — função que exercia antes de assumir a chefia do INSS —, no lugar de Narlon Gutierre Nogueira, que foi dispensado.

Durante entrevista concedida no último dia 10 de outubro, Rolim disse que o INSS trabalha em medidas para tentar acelerar a regularização do estoque de benefícios que aguardam análise. A previsão dele é de que a fila para benefícios previdenciários seja regularizada até o fim do ano. Para os assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o fluxo deve ser colocado em dia ao longo de 2022, devido à complexidade do benefício e ao estoque elevado que se acumulou, inclusive por causa da pandemia de covid-19, quando as perícias médicas ficaram suspensas por seis meses.

Segundo o INSS, há 560 mil benefícios hoje na fila do “pente-fino” e outros 200 mil devem ser adicionados em breve a partir de uma avaliação prévia de benefícios do BPC para idosos.

Com informações da Redação