O governador Camilo Santana (PT) comunicou que o Ceará e outros estados da região Nordeste solicitaram uma reunião com o Ministério da Saúde para cobrar a compra de vacina contra a Covid-19 para crianças. A informação foi dada durante transmissão ao vivo nesta quinta-feira (23), ao lado do secretário da Saúde, Marcos Gadelha.
Camilo não informou, contudo, quais outros gestores assinam o pedido. Neste ensejo, o chefe do Executivo também ressaltou que o Ceará já articula negociações com a Pfizer para a compra direta caso o Governo Federal não faça as aquisições de doses para o público infantil.
No último dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Todavia, até o momento, não há sinais de negociações por parte do Ministério da Saúde.
“Queria salientar nosso empenho e compromisso para ampliar a cobertura vacinal da população. Os governadores solicitaram ao Ministério da Saúde uma reunião para que iniciemos o mais rápido possível a vacinação das crianças no Ceará e no Brasil. A própria Anvisa já autorizou. Vários países do mundo inteiro já estão vacinando crianças de 5 a 11 anos”, observou Camilo.
Durante a live, o governador do Ceará ponderou que, apesar de a maioria das crianças serem assintomáticas em relação à Covid-19, a circulação do vírus para familiares e outros públicos é um risco.
“O Estado tem se disponibilizado. A própria Secretaria da Saúde já está procurando fazer contato com a Pfizer. Caso o Governo Federal não adquira as doses para as crianças, como está autorizado pela Anvisa, nos dispomos a adquirir diretamente essas doses para vacinar toda a população do Ceará”, prometeu Camilo.
Com informações da Redação