Funceme aponta redução de aspecto cinza no céu após circulação de ventos favoráveis no Ceará

0

O céu sobre o estado do Ceará se encontra mais limpo, aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quarta-feira (28). Na semana passada, moradores foram surpreendidos por um aspecto acinzentado no ar, ocasionado pelas queimadas na Amazônia e Pantanal.

Conforme a Funceme, imagens de satélite mostram a entrada de ar mais limpo proveniente do oceano Atlântico, que ingressou na região após a passagem de uma frente fria que chegou até a Bahia e dissipou o aspecto acinzentado. O cenário deve permanecer positivo nos próximos dias, pois a circulação atmosférica deve manter a presença do ar com menor concentração de material particulado.

“O céu sobre o estado do Ceará encontre-se mais limpo quanto à presença de material particulado, proveniente de queimadas na América do Sul e África, o qual deixou o céu com aspecto acinzentado na última semana.

Apesar da presença de focos de calor nos últimos dias, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observa por meio de imagens de satélite, a entrada de um ar mais limpo proveniente do oceano Atlântico, que ingressou na região após a passagem de uma frente fria que chegou até a Bahia.

Esse cenário deverá permanecer positivo nos próximos dias, já que a circulação atmosférica deverá manter a presença do ar com menor concentração de material particulado de origem remota sobre a região Nordeste do Brasil”, disse a Funceme, por meio de publicação nas rede sociais.