Dados publicados no novo Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que a vacinação contra o coronavírus no Brasil está estagnada. O estudo foi divulgado pela organização nesta quinta-feira (19).
De acordo com a Fiocruz, apenas 32% das crianças de 5 a 11 anos de idade estão com o esquema vacinal completo, mesmo que a campanha de imunização infantil tenha sido iniciada há cerca de cinco meses. Além disso, 60% tomaram a primeira dose de vacinas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de abril e 14 de maio, e também mostra baixa cobertura vacinal com a quarta dose da vacina. Neste mês, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação da quarta dose para todos os idosos de 60 anos ou mais.
Conforme o levantamento, na faixa etária de 80 anos ou mais, a cobertura é de 17,7%. Entre os idosos de 75 a 79 anos, o índice é de 12,4%.
Nos grupos mais jovens, a cobertura com a terceira dose também segue abaixo da média considerada satisfatória. O percentual é de 63,9% para a faixa etária de 55 a 59 anos; de 57,9% entre os brasileiros de 50 a 54 anos; e de 52,8% no público de 45 a 49 anos.
O grupo mais jovem, de 18 e 19 anos, possui apenas 25,2% de cobertura com a terceira dose. “É importante reconhecer que a ampliação da vacinação, priorizando especialmente regiões com baixa cobertura e doses de reforço em grupos populacionais mais vulneráveis, pode reduzir ainda mais os impactos da pandemia sobre a mortalidade e as internações”, pontua a Fiocruz no boletim.
Com informações da Redação