Fifa autoriza convocação de até 26 jogadores para a Copa do Catar

0

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta quinta-feira, 23, que as seleções participantes da Copa do Mundo do Catar estão liberadas para convocar até 26 jogadores. Tradicionalmente, os países levam 23 atletas para a disputa do torneio. A lista final das equipes deverá ser entregue até o dia 13 de novembro.

Cabe pontuar que a ampliação no total de jogadores convocados era um desejo do técnico da Seleção Brasileira, Tite, e de outros treinadores. Antes do sorteio que definiu os oito grupos para o Mundial, os comandantes das seleções já classificadas se reuniram para deliberar sobre o tema e aprovaram a medida. Um dos argumentos é minimizar possíveis impactos de desfalques por causa da covid-19.

Outro argumento levantado refere-se à realização da Copa do Mundo no fim do ano – fato que poderá resultar em déficit na preparação física de atletas, haja vista o curto período de preparação física. Ao todo, 26 profissionais (sendo 15 suplentes e 11 oficiais de equipe) estarão disponíveis no banco de reservas de cada equipe. Também será possível realizar cinco substituições nos jogos.

A seleção brasileira enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões na primeira fase do Mundial do Catar. A estreia da equipe ocorre no dia 24 de novembro, contra os sérvios. No atual ciclo para a Copa, a equipe de Tite fez 48 jogos, com 35 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas.

Com informações da Redação