Duas explosões nos arredores do Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão, deixaram ao menos 60 mortos e 140 feridos em meio à retirada de afegãos e estrangeiros após o Talibã tomar o controle do país. A informação foi confirmada pelo secretário de imprensa do Pentágono – departamento de controle e segurança dos Estados Unidos, John Kirby.
Na ocasião, o Pentágono informou que os ataques deixaram 12 militares americanos mortos e 15 feridos. “Podemos confirmar que a explosão no portão Gate foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis. Ressaltamos também que pelo menos uma outra explosão ocorreu nas proximidades do Baron Hotel, a uma curta distância do portão Abbey”, disse Kirby em comunicado publicado nas redes sociais.
Já o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, classificou as explosões em Cabul como um violento ataque terrorista. “Condeno fortemente o terrível ataque terrorista ocorrido do lado de fora do aeroporto de Cabul. Meus pensamentos estão com todos os afetados e seus entes queridos. Nossa prioridade continua sendo evacuar o maior número de pessoas em segurança e o mais rápido possível”, destacou Stoltenberg.
Conforme os veículos de imprensa locais, a investigação inicial aponta para um ataque suicida com bomba.
Com informações da Redação