Executiva Nacional do Cidadania decide romper com o PSDB

0

Em decisão unânime, a Executiva Nacional do Cidadania decidiu não renovar a federação com o PSDB. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (19). O presidente, Comandante Bittencourt, explicou que o Cidadania cumprirá os prazos legais para a ruptura, mas afirmou: “A partir de hoje, estamos livres”.

A parceria deve ser mantida até abril de 2026, como prevê a legislação, seguindo com o compromisso até o ano eleitoral. O Cidadania alega que a federação trouxe prejuízos ao partido, reduzindo sua representação nas câmaras municipais e no Congresso Nacional. A decisão ainda depende do aval do Diretório Nacional, que se reunirá no próximo dia 16 de março para deliberar se mantém ou não a posição da Executiva.

Desde que abandonou a nomenclatura de “Partido Popular Socialista (PPS)” em 2019, o Cidadania passa por um processo de renovação. Já o futuro do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) segue incerto, com especulações sobre uma possível fusão ou incorporação com outra legenda ainda neste ano. O presidente do PSDB, Marconi Perillo, afirmou recentemente que o partido deve continuar existindo de forma independente.