A ginástica artística feminina mundial tem uma nova estrela. Depois de faturar duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rebeca Andrade foi ao pódio outras duas vezes neste sábado (23) no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Kitakyushu, no Japão.
Após vencer no salto, repetindo o resultado da Olimpíadas, ela voltou ao tablado cerca de duas horas e quinze minutos depois para faturar a prata nas barras assimétricas. A ginasta natural de Guarulhos (SP), que perdeu três Mundiais por lesões e só havia participado da competição uma vez, voltando de cirurgia, mostra que pode rivalizar com Simone Biles ou, na ausência da norte-americana, ser a grande protagonista da modalidade.
Vale destacar que desde 1996 um Mundial não era disputado em ano olímpico, o que acabou sendo necessário devido ao adiamento da Olimpíada e da insistência da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em organizar o torneio no Japão em meio à campanha de Morinari Watanabe pela reeleição como presidente. Pela proximidade de datas com a Olimpíada, a competição está esvaziada dos principais nomes da modalidade, com poucas exceções.
Amanhã, 24, Rebeca compete na final da trave, sem favoritismo, ainda que tenha chance de pódio.
Com informações da Redação