Ferroviário vence de virada e garante classificação histórica na Copa do Nordeste

0
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

O Ferroviário venceu o Santa Cruz-PE por 2 a 1, de vidada, nesta quarta-feira, 8, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. A partida foi disputada no estádio Presidente Vargas. Com a vitória, o Ferroviário mantem a invencibilidade no torneio com três vitórias e quarto empates, e chega aos 13 pontos, garantindo a classificação às quartas de finais da competição. Na terceira posição do Grupo A, o Tubarão ainda tem chances, mesmo remotas, de terminar a etapa na liderança do seu grupo.

Primeiro tempo

A primeira etapa começou com chegadas fortes do Santa Cruz, que já aos 2 minutos, finalizou ao gol em uma cobrança de falta à distância de Felipe Gedoz. O chute foi defendido pelo goleiro Douglas Dias. Aos 13 minutos, entretanto, o arqueiro pouco pôde fazer. Em enfiada de bola de Gedoz, Maranhão finalizou para defesa de Douglas, mas, no rebote, o atacante Pipico marcou o primeiro gol do jogo, 1 a 0 para o Santa Cruz. O Tubarão da Barra pouco criou no restante do primeiro tempo.

Segundo Tempo

Nos 45 minutos finais, entretanto, o clube do técnico Paulinho Kobayashi foi para cima em busca da virada. Aos 9 minutos, Ciel foi acionado pela esquerda, fez o cruzamento, e no rebote, Lincoln chutou por cima da trave. Primeira grande chance criada pelo Ferrim na partida. Dez minutos depois, aos 19, quem desperdiçou uma chance de empatar o placar foi o atacante Ciel, em finalização desviada pela zaga do clube pernambucano.

O Santinha até teve boas chances de ampliar o marcador, mas quem mexeu mesmo no placar foi o Ferroviário, aos 36 minutos. Após escanteio cobrado, a bola sobrou com Ciel, que apenas escorou de cabeça para os fundos da rede, 1 a 1 no PV. Com o empate, o jogo, que já estava pegado, ganhou em emoção. O Tricolor de Recife tentou desempatar a partida, mas aos 47, já nos acréscimos, brilhou a estrela do destaque do Ferrim. Em um passe açucarado para Erick Pulga, o atacante driblou o zagueiro do Santa Cruz na entrada da área, e só tirou do goleiro Michael para virar o placar, 2 a 1 para o clube cearense.

Classificação e próximas partidas

Com o triunfo, o Ferroviário garantiu a classificação antecipada para as quartas de finais da Copa do Nordeste. Na terceira posição do Grupo A com 13 pontos, o clube não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado Sampaio Corrêa-MA, que possui apenas 8 pontos. Com a vaga para as quartas, o Tubarão da Barra garante mais R$ 500 mil para os cofres. Esta será a primeira vez que a equipe vai disputar a fase eliminatória da Copa do Nordeste.

A próxima partida do Ferrim é contra o Fortaleza, no domingo, 12, às 18h30, em que será o mandante. O confronto, válido pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Cearense, ainda não possui um local definido.