Em Brasília, Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

0

O automobilista britânico e heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton visitou a Câmara dos Deputados em Brasília (DF), na tarde desta segunda-feira (7), para receber o título de cidadão honorário do Brasil. A entrega do título foi feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e diante do plenário lotado de fãs do piloto.

Hamilton abriu o discurso de agradecimento cumprimentando os presentes com um “boa tarde” em português. Em seguida, já em inglês, agradeceu pela homenagem e a dedicou ao ex-piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1992 em um acidente durante uma corrida, e à família, aos amigos e aos fãs do brasileiro.

O britânico contou que viu Senna em uma corrida pela primeira vez aos cinco anos e que tem identificação com o Brasil desde a infância. “Eu jogava pipa no video-gama e escolhia o time do Brasil”, contou. Hamilton disse ainda, que a visita que fez ao Brasil em 2017 foi “muito especial”, mas que em 2021 recebeu um carinho dos fãs “realmente de outro mundo”.

“É um sentimento que eu não consigo explicar, todo esse amor que vocês me mostraram durante todos esses anos. Eu não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês, me deu uma energia maravilhosa. Muito obrigada do fundo do meu coração. Queria dizer um grande obrigada para todas e todos que fizeram esse dia possível e todos que trabalharam para esse título acontecer hoje. É uma honra e agora eu posso finalmente dizer que eu sou um de vocês”, afirmou Hamilton no discurso.

A resolução com o título foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada pelos parlamentares em junho deste ano. O deputado justificou a honraria ao afirmar que, em corrida no autódromo de Interlagos (SP), Hamilton homenageou Senna ao utilizar um capacete com cores nacionais e dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional. O gesto foi semelhante ao feito por Senna em 1991, um ano antes de sua morte.

De acordo com Figueiredo, o gesto repercutiu nos brasileiros e lembrou que Senna “representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo”. O deputado destacou que a comemoração de Hamilton “nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono” e “representam a totalidade do povo brasileiro”.

“Somos a Nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade. Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, finalizou o deputado.

Na época, Hamilton publicou uma foto no Instagram para agradecer o título recebido. “”Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”, disse na legenda que acompanhou uma foto do atleta enrolado na bandeira brasileira