Enel Ceará fica entre as 7 distribuidoras com pior desempenho quanto a fornecimento de energia

0
Foto: Fco Fontenele

A Enel Ceará ficou na 23ª colocação, entre 29 grandes distribuidoras do Brasil, em ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que avalia o cumprimento de metas de interrupção no serviço de fornecimento de eletricidade no ano de 2022.

A liderança é da CPFL Santa Cruz, que atende a 45 municípios distribuídos entre estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e tem índice de Desempenho Global por Continuidade (DGC) de 0,52.

Já a Enel Ceará aparece empatada com a Enel Rio e com a Cemig, com índice DGC de 0,83, dentro da meta, mas abaixo de outras 22. As empresas ranqueadas possuem um número mínimo de 400 mil unidades consumidoras em sua base de atendimento.
Conforme explica o engenheiro eletricista e diretor técnico da Lap Engenharia, Marcus Peixoto, quanto mais perto de zero for esse índice, menos horas e por menos vezes o consumidor ficou sem fornecimento de energia no ano.
Segundo a Aneel, no ano passado, “o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,88% do tempo, na média do Brasil”. A agência também informou que “a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou em 2022 o melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000”.