Representantes do comércio cearense propuseram à governadora Izolda Cela a realização de um plebiscito para sanar a disputa territorial entre Ceará e Piauí.
O assunto foi um dos temas debatidos em encontro da chefe do Executivo estadual com empresários do varejo, na terça-feira (24), na sede da CDL Fortaleza (Câmara de Dirigentes Lojistas).
O posicionamento do comércio reforça a participação do setor empresarial no polêmico tema. Nos últimos dias, o assunto ganhou destaque no mundo político, sendo repercutido pela governadora e por deputados cearenses.
A secular disputa territorial entre o Ceará e o Piauí, alvo de uma ação no STF, pode ter extenso impacto no território cearense caso o estado vizinho obtenha vitória, haja vista que equipamentos públicos, áreas de produção, estradas e até mesmo recursos hídricos podem ser transferidos.
Pelo menos 13 municípios cearenses fazem parte da área de litígio — a maior parte localizada na região da Serra da Ibiapaba.
“O que nós sugerimos é que haja um plebiscito, dando um direcionamento que atenda à população”, disse Assis Cavalcante, presidente da CDL.
De acordo com ele, a governadora Izolda Cela demonstrou cautela ao dialogar com o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. “É importante chegar a uma decisão que seja a melhor para a população que lá reside”, pontuou Assis.
Com informações da Redação
Pelo menos 13 municípios cearenses fazem parte da área de litígio — a maior parte localizada na região da Serra da Ibiapaba.