Ematerce e Prefeitura de Crateús iniciam processo de implantação do Projeto Mandala na Zona Rural

0

A partir desta semana, agricultores familiares de Crateús e técnicos rurais terão a oportunidade de participar do primeiro módulo de capacitação para o Projeto Mandala – iniciativa viabilizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com os governos Estadual e Municipal.

Nesta segunda (27), foi realizado um encontro com produtores rurais da localidade de Cajueiros dos Balés. Durante a reunião, que contou com a presença do gerente regional da Ematerce, Edivaldo Costa; do Secretário de Negócios Rurais de Crateús, Bruno Oliveira; e do veredor Adão Keynes, foi oficialmente apresentado o cronograma de implantação do projeto a nível local.

” O Projeto Mandala consiste basicamente em um sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado, sem o uso de agrotóxicos. A proposta tem baixo custo de instalação e necessita de pequena área para implantação”, esclarece Edivaldo Costa. Segundo ele, o manejo explora, de maneira eficiente, os recursos hídricos e naturais, proporcionando a preservação do meio ambiente e incrementos na renda do agricultor familiar. “A prática já é responsável por uma mudança substancial na vida dos produtores. O aumento na renda das famílias é uma prova disso”, completa.

Ao todo, conforme estimativas da Ematerce e da Secretaria de Negócios Rurais, cerca de 23 manejos serão implementados na Zona Rural de Crateús. Em cada unidade, deve ser construído um reservatório com grande capacidade de armazenamento de água- no qual também ocorrerá a criação de peixes -, assim como canteiros para plantio e sistema de irrigação localizado por microaspersão.

“É uma nova maneira de produzir, que não depende só da chuva. O nosso esforço é para ampliar esses projetos, atendendo maior número de famílias, e possibilitando, através de ações simples, uma realidade mais próspera para os agricultores”, conclui o secretário Bruno Oliveira.

Com informações do repórter Antônio Fontenele