O fenômeno climático El Niño, que ocorre periodicamente no Oceano Pacífico, pode afetar a quadra chuvosa e as reservas hídricas no Ceará em 2024. A última vez que o evento havia se formado foi em 2016, e agora o que resta saber é qual será a intensidade do fenômeno.
As agências de meteorologia têm acompanhado com atenção a formação do El Niño, uma vez que os impactos do fenômeno alcançam várias regiões do mundo. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), há 54% de chances de o El Niño se tornar um evento forte quando atingir seu pico. As chances de ser um evento moderado, no entanto, também são altas.
No Ceará, a preocupação com o evento climático está diretamente relacionada com a quadra chuvosa. Isso porque, em anos com o fenômeno, o volume de chuvas no estado tende a cair. Entre os anos de 1997 e 1998, por exemplo, quando houve um El Niño forte, a quadra chuvosa cearense, que vai de fevereiro a maio, ficou 54% abaixo da média história — dos 600 milímetros tradicionais, choveu apenas 272.
Em 2016, último ano em que houve El Niño, o fenômeno veio forte. Naquele ano, choveu apenas 317 milímetros no Ceará, 47% abaixo da média histórica de 600 milímetros do estado para o período.
Com a redução das precipitações, um dos efeitos mais diretos no Ceará é no volume das reservas hídricas. O período da quadra chuvosa é o mais importante para garantir um bom aporte nos 157 açudes que abastecem a população cearense. Com as poucas chuvas, também diminui a nebulosidade e aumenta a quantidade de radiação solar que nos atinge. O cenário em anos de El Niño, portanto, é de aumento da sensação de calor.
“Se vai ser fraco, moderado ou forte, não dá para afirmar categoricamente”, pontua Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Funceme está, assim como as demais agências de meteorologia, monitorando o nível de aquecimento das águas do Pacífico para determinar a força do El Niño entre 2023 e 2024, uma resposta que só será possível obter nos próximos meses.