A Arquidiocese de Crateús celebra, nesta quarta-feira (2), as missas que dão início ao período da quaresma. A data, conhecida como Quarta-feira de Cinzas, marca o início da preparação para a Semana Santa. Durante as solenidades, as cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, como significado de humildade. Na Catedral Senhor do Bonfim, as celebrações ocorrem em dois horários: às 07 horas e às 18h30.
Ainda hoje, será lançada a Campanha da Fraternidade, que marca o início do período. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a temática escolhida para o ano de 2022 busca voltar o olhar das pessoas para a importância da educação integral e formação do ser humano.
Para a Igreja Católica, a data tem peso especial por marcar o encerramento do período carnavalesco e início do período que antecede a Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual.
“É o início de um tempo de muita oração, penitência e caridade, com o propósito de conversão, de preparação para a Páscoa do Senhor. As cinzas nos mostram nossa condição temporária aqui na Terra; bem como nos lembram que vamos todos morrer, que somos pó e que ao pó da terra voltaremos, por isso precisamos nos converter, para que nossos pecados sejam perdoados e possamos, em Deus, conquistar a vida eterna no céu”, explica padre Walter.
Apesar de não ser um preceito, mas uma recomendação do Vaticano, neste ano, a missa de Quarta-Feira de Cinzas terá um apelo maior. Isso porque na última quarta-feira (23/2), o papa Francisco declarou que a data será “um dia de jejum e de oração pela paz” na Ucrânia. À época, o pontífice lançou, ainda, um apelo “a todos os que têm responsabilidades políticas para que façam um sério exame de consciência diante de Deus, que é um Deus de paz, e não de guerra”, para que “sejamos irmãos, e não inimigos”.
Com informações do repórter Antônio Fontenele