Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus, o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o Comércio, deve ser positiva no Ceará. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta que as vendas neste período movimentem em torno de R$ 370 milhões no Estado. Seria o segundo melhor resultado do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia (R$ 470 milhões). A pesquisa de intenção de compras, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará, também revela que a maioria dos consumidores (51,7%), em Fortaleza, pretende ir às compras.
Mas existe uma grande margem de 26% que não definiram se farão alguma compra e, pelo menos parte desse contingente, pode vir a se decidir pela aquisição de presentes. No grupo que não pretende comprar estão 22,3% dos entrevistados.
O levantamento do IPDC foi feito por meio de pesquisa online com 585 fortalezenses com idade igual ou acima de 18 anos. A amostra tem um nível de confiança de 95%.
Segundo a pesquisa, 31,1% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100 com presentes ou com confraternização. O maior desembolso mencionado supera os R$ 400, para 19,5%. Até R$ 50 será o gasto máximo pretendido, no caso de 18,8%.
Em 2021, o ticket médio considerando todas as faixas de gastos será de R$ 246. Abaixo dos R$ 258, constatado no ano de 2019.
“Fatores como desemprego recorde, pressão sobre os preços e auxílio emergencial menor tendem a contribuir para que neste ano a maioria dos consumidores gaste menos”, avalia o IPDC.
De acordo com o decreto em vigor, as lojas e os restaurantes de rua poderão funcionar de 10h às 15 horas nos sábados e domingos, enquanto os mesmos estabelecimentos localizados em shoppings podem abrir de 12h às 17 horas.
Itens de preferência do consumidor
A pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães, do IPDC, aponta que o segmento de Vestuário e Acessórios em Fortaleza é o que mais deve ser favorecido nas vendas. Neste ano, o item registrou 38,5% da preferência.
Em seguida, aparecem Perfumaria e Cosméticos (30%); Chocolates, Bombons e Trufas (19,6%); Flores (14,6%); Sapatos, Calçados, Cintos e Bolsas (12,3%). Os Celulares, Smartphones e Tablets figuram com 8,1% da pretensão de compra.
E, embora a maioria dos respondentes, 52,3%, tenha informado a pretensão de adquirir um presente, há uma boa parcela de consumidores que pretendem comprar dois (27,4%), três (10,1%), quatro (2,7%) e até cinco ou mais (7,5%).
Além das compras, a maioria dos fortalezenses, 60,4%, afirma que pretende comemorar a data de alguma forma. Com a recomendação atual de ficar em casa, o Dia das Mães de 2021 deverá ser nas próprias residências ou na casa de parentes para 93,2% dos fortalezenses. Outros 11,2% planejam ir a restaurantes e 8,6% ao shopping.
Locais de compras
Os shopping centers lideram a intenção de compras, com 58,3%, conforme o levantamento do IPDC. Em seguida, aparecem as lojas de ruas, bairros e galerias, 22%; internet, que já aparece com força com 19,3%; ganhando inclusive dos supermercados e hipermercados, apontados por 13,3%. O comércio informal no Centro/camelôs surge com 3,1% das opções.
Como forma de pagamento, 67,9% dos entrevistados responderam que vão optar pelo cartão de crédito. A maioria, 27%, prefere pagar à vista no débito ou com dinheiro (17%). O crediário/carnê resiste com 0,7% e 0,4% ainda utilizarão o cheque pré-datado.
Para a maioria, o melhor dia de comprar o presente das mães não é definido (47,4%), mas o sábado é o mais citado nas escolhas (23,1%). A sexta-feira é a opção de dia para comprar para 13,4%. A quarta-feira também é considerada um bom dia para adquirir os presentes para muitos (12,3%).
Fonte: OPOVO ONLINE