Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, com 29 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção o nome de Kamile Moreira Castro, por indicação do Poder Executivo, para o cargo de conselheira do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará(Arce). Parlamentares do Partido Liberal(PL), porém, criticaram a indicação feita pelo governador Elmano de Freitas e levantaram suspeição sobre o ato do chefe do Poder Executivo.
Isso se deu porque Kamile Castro é ex-juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará e foi um dos votos favoráveis à cassação da chapa de deputados estaduais do PL por irregularidades no processo de cota de gênero, durante o pleito de 2022. Com isso, o pleno da Corte decidiu, também, pela cassação daqueles parlamentares eleitos pela sigla liberal, o que inclui os deputados Carmelo Neto, Pastor Alcides Fernandes, Marta Gonçalves e Dra. Silvana.
Pastor Alcides foi o primeiro a se posicionar contra a indicação de Kamile, afirmando que a agora conselheira não levou em consideração o fato de duas mulheres, que estão entre as mais votadas das eleições de 2022, terem sido prejudicadas pelo seu voto quando magistrada da corte eleitoral. Apesar da decisão do TRE, o caso está sendo avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
O deputado Carmelo Neto, presidente do PL do Ceará, também se posicionou e disse achar estranho que Kamile Castro seja indicada pelo governador Elmano de Freitas logo após ter sido autora do voto divergente que deu causa a cassação dos mandatos de parlamentares (Marta Gonçalves, Silvana Oliveira, Alcides Fernandes e Carmelo Neto) que fazem oposição ao Governo do Estado.
“É muito estranho que, após ter cassado o mandato de quatro deputados do PL, que dará a vaga a quatro deputados aliados do Governo do PT, essa pessoa ser indicada a uma vaga na Agência Reguladora do Estado. Não tenho nada contra a doutora Kamile, mas votei contra essa indicação. Tenho uma estranheza no meu coração, porque logo após cassar quatro deputados de oposição, o governador indique essa mesma juíza a uma agência reguladora”, lamentou.
Com informações do Blog do Edison Silva