O aumento de casos de Covid-19 registrado em todo mundo tem refletido no atual quadro epidemiológico de Crateús, que também segue com número de registros de casos da doença em alta. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município, foram contabilizados cerca de 534 pessoas em tratamento domiciliar, o que representa uma elevação no comparativo ao mês de dezembro.
“Estamos monitorando diariamente a situação pandêmica em Crateús e, caso necessário, o município está preparado para tomar novas medidas. No entanto, com a ampla cobertura vacinal no município e no entorno, não prevemos um risco de colapso nos serviços de Saúde, uma vez que os casos tendem a não evoluir para a forma mais grave da doença”, afirmou Mara Melo, coordenadora do setor de Epidemiologia da Pasta.
Ainda segundo a gestora, a orientação da Secretária de Saúde é para que os pacientes que realizaram coleta para diagnóstico de Covid-19 e ainda não receberam o laudo/resultado respeitem obrigatoriamente o período de isolamento descrito no Termo de Isolamento fornecido pelo médico.
“Nas últimas semanas o serviço de saúde pública do Município passou a receber um fluxo maior de pacientes sintomáticos respiratórios suspeitos de Covid-19, assim como todos os municípios do Ceará. Consequentemente o número de coletas para análise enviadas ao laboratório regional (Lacen) teve um aumento considerável, o que também aumentou o tempo para a apuração dos resultados dos exames e encaminhamento dos mesmos ao Município. Enquanto aguarda o resultado do exame, o paciente deve respeitar o período de isolamento, não tendo contato com outras pessoas fora do ambiente domiciliar e podendo retornar às suas atividades normais 10 dias após a data do início dos sintomas. Porém, a saída do isolamento deve ocorrer apenas se nas últimas 24 horas do período de isolamento o paciente não apresentar febre e ter redução dos sintomas respiratórios sem uso de antitérmicos”, pontua a coordenadora.
Atualmente, a população crateuense dispõe de três pontos de testagem: Centro Covid, situado no Bairro Cidade 2000; o Centro de testagem localizado no Gentil Barreiras e o ponto de testagem instalado no Sesc – este último é coordenado pelo Governo do Estado.
“A Secretaria de Saúde pede consciência nesse momento. As medidas sanitárias preventivas devem ser mantidas. As recomendações de distanciamento, higienização de ambientes e das mãos, o uso de máscaras e outros comportamentos preventivos, continuam fazendo a diferença para evitar a propagação do vírus”, conclui Mara Melo.
Com informações do repórter Antônio Fontenele