O município de Crateús foi um dos 25 pré-classificados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) na 14ª Edição/2022do Programa Selo Verde. A pasta divulgou nesta quarta (08) a relação das cidades com maior Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).
Na oportunidade, os 25 municípios foram avaliados pela Comissão Técnica do Programa a partir da documentação comprobatória enviada à SEMA pelos seus respectivos Coordenadores Municipais do Selo Município Verde, atendendo aos três eixos temáticos do Formulário de Avaliação: política municipal de Meio Ambiente; saneamento ambiental e saúde pública; e biodiversidade e mudanças climáticas.
“Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota de corte – igual ou maior que 50 pontos – do ISA foram pré-classificados conforme as categorias (A, B e C), conforme a planilha. Estas cidades, de acordo com o Cronograma de Execução do programa, foram submetidos à visita “in loco” de técnicos da SEMA e de representantes da Comissão Técnica para averiguação das informações”, pontuou o titular da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús, Rogério Oriano.
Ainda segundo o gestor, o Selo Município Verde consiste em um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei nº 13.304/03, cujo objetivo é incentivar as municipalidades a implementarem políticas ambientais necessárias a proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, dentro de um padrão de qualidade ambiental.
Com informações do repórter Antônio Fontenele