O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta segunda, 11, que a manutenção da bandeira verde até 31 de dezembro deve ser possível mediante o aumento na quantidade de água nos reservatórios do país. De acordo com a entidade, as usinas hidrelétricas fecharam março com 68% da capacidade, volume que deve se manter estável até novembro. Neste ensejo, os consumidores não sofrerão com a cobrança de extra nas contas de luz até o fim do ano.
Na semana passada, o governo federal anunciou que o país adotará a “bandeira verde” na cobrança de luz a partir do próximo sábado, 16 de abril. Atualmente, o país está sob vigência da bandeira de “escassez hídrica”, na qual são acrescentados cerca de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Segundo o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, os níveis dos reservatórios apresentaram uma significativa melhora nos últimos meses, o que gera boas expectativas no setor.
“Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste chegaram ao período seco com um nível de armazenamento de água que não se via desde 2012. Já o subsistema Sul ainda preocupa, mas as chuvas de abril estão se mostrando acima das expectativas, o que deve melhorar também o nível de armazenagem de água naquela região”, pontuou o gestor.
Com informações da Redação