O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Crateús promove, durante toda a semana, uma série de atividades referentes ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta, 15 de junho. A entidade, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com o suporte da Gestão Marcelo Machado para a realização da iniciativa.
Como ações da campanha, estão sendo feitas visitas em alguns CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município, a fim de levar informações sobre o trabalho que é prestado aos idosos na cidade e apresentação do “Estatuto do Idoso”.
Em entrevista à Rádio Poty, a presidente do Conselho, Criselite Rodrigues, destacou que o Brasil está num processo de envelhecimento muito rápido, mas que o país não está preparado para acolher a pessoa idosa. “É preciso garantir à população um envelhecimento saudável, com dignidade, sem temor ou opressão. Por isso, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e encaminhamento correto de casos de violência, além de preparar as novas gerações com recursos educacionais de forma a assegurar essas garantias”, pontou.
A gestora ressaltou ainda que a campanha alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos.
“A família deve acolher o idoso em seu núcleo, com respeito e afeto. A sociedade não pode discriminar as pessoas de terceira idade, mas sim inclui-las como cidadãos ativos. Ao Estado, cabe garantir políticas públicas para o atendimento pleno do idoso. Já as pessoas idosas devem conhecer seus direitos e exigi-los, sempre que violados”, completou.
Na ocasião, a presidente do Conselho também confirmou que a entidade será contemplada em breve pelo Governo Federal com o recebimento de um novo veículo, que auxiliará no atendimento ao público-alvo.
Com informações do repórter Antônio Fontenele