Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda o cancelamento do feriado de Carnaval e proibição de festas privadas

0

Em boletim publicado nesta quinta-feira, 3, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste apontou quatro medidas que os especialistas consideram importantes no atual cenário da pandemia de Covid-19 — em que a variante Ômicron do Sars-Cov-2, vírus causador da doença, levou a um aumento exponencial dos casos. A primeira delas é que os gestores de estados e municípios cancelem o feriado de Carnaval neste ano, como ocorreu em 2021.

Proibir festas privadas e quaisquer tipos de shows que possam gerar aglomerações, manter a obrigatoriedade do uso de máscaras principalmente em locais fechados ou com aglomerações e intensificar a vacinação contra a Covid-19 são as outras recomendações da entidade.

Segundo os membros do comitê, a manutenção do feriado pode estimular a população a participar de aglomerações e, consequentemente, acarretar no prolongamento da terceira onda da pandemia, causada pela variante Ômicron: “O Comitê Científico tem clareza sobre as dificuldades políticas e os prejuízos econômicos decorrentes desta medida. Porém, o mais importante no momento é salvar vidas”, diz trecho do comunicado.

O documento acrescenta que, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários poderiam ser criados pelos governos.

Na última quarta-feira, 2, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou que haverá uma parceria entre o Ministério Público e os demais órgãos de Segurança do Estado no intuito de realizar fiscalizações durante o período. “A operação Carnaval 2022,  terá como principal meta evitar qualquer tipo de celebração”, afirmou o gestor.

O boletim do Comitê Científico também aponta a necessidade de os gestores intensificarem a vacinação contra a Covid-19, cujo ritmo, de acordo com o documento, ficou mais lento nos últimos dois meses — em parte devido à falta de procura pelas pessoas.

“Por isso, torna-se relevante que os governos promovam campanhas públicas de esclarecimento sobre a importância da vacinação e que desconstruam as  fake news que são constantemente disseminadas nas redes sociais, assim como a busca ativa daqueles que ainda não receberam a segunda dose”, completa a nota.

Cabe destacar que o Consórcio Nordeste, criado em 2019, reúne os nove estados da região para integrar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. O Comitê Científico integra esse colegiado, que, desde 18 de janeiro, é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Com informações da Redação