Por oito votos a um, parlamentares da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovaram, nesta quinta-feira (28), as contas do governador Camilo Santana (PT). Vale salientar que o documento ainda será analisado pelo Plenário da Casa.
O balanço aprovado pela Comissão indica que o Estado deixou de arrecadar, em 2020, mais de R$1,5 bilhão em impostos, se comparado à arrecadação do ano anterior. No entanto, mesmo diante do cenário de crise, o Ceará encerrou o ano passado com saldo positivo de empregos. Ao todo, foram 18.546 vagas criadas, segundo melhor índice do Nordeste em número de empregos formais.
Neste ensejo, o Governo do Estado conseguiu manter um nível de investimentos públicos em mais de R$2 bilhões e 400 milhões. Os gastos mínimos com saúde e educação exigidos pela Constituição Federal também foram cumpridos. No total, foram aplicados 27% dos recursos na rede estadual de ensino, quando o percentual mínimo é de 25%. Já na saúde, foram investidos 16% do orçamento, percentual bem acima do previsto em lei, que é 12%.
Com informações da Redação