Foi autorizado pelo Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) novo concurso público para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais (Ibama). A autorização foi publicada nessa quarta-feira (3) em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O ministério liberou um total de 260 vagas, sendo 130 para analista ambiental e 130 para analista administrativo. O salário inicial de ambos os cargos é de R$8,8 mil.
Frisa-se que, segundo a portaria publicada, a divulgação do edital do concurso deve ocorrer em até 6 meses. Desta forma, o certame deve ser lançado pelo Ibama no máximo até o início de janeiro de 2025. Pontua-se, ainda, que há previsão de que o espaço entre a publicação do edital e a realização das provas deve ser de dois meses. Portanto, pode-se afirmar que as avaliações ocorrerão no máximo até o 1° trimestre de 2025.
A responsabilidade pela organização do certame ficará a cargo do próprio órgão, que deverá em breve editar as normas que irão reger o processo. Este é o terceiro concurso autorizado pelo MGI nesta semana, antes o ministério já havia liberado vagas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e para o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Respectivamente, 180 vagas e 20 vagas.