As cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais do Ceará estão suspensas, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão informou que a decisão foi tomada em decorrência do aumento de casos Covid19 e de síndrome gripal.
De acordo com a Pasta, a iniciativa está prevista dentro do plano de contingência de enfrentamento à pandemia e ocorre para adequação da rede hospitalar para tratamento desses pacientes. Ao todo, cerca de 13.481 cirurgias eletivas foram realizadas no período entre os dias 22 de outubro de 2021 até o dia 4 de janeiro de 2022, o que representa um número de procedimentos superior ao projetado inicialmente pelo Governo do Estado.
Cabe lembrar que o Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, foi a primeira unidade estadual que suspendeu temporariamente todas as cirurgias eletivas para focar o atendimento para pacientes com quadros de síndromes gripais que necessitem de internação.
Segundo o titular da SESA, Marcos Gadelha, 0s casos de síndrome gripais no Ceará disparam nos últimos dias, com alta procura de atendimento médico em UPAs e hospitais particulares, além de de internações em enfermarias.
“Pessoas estão precisando de suporte respiratório, fisioterapia e medicamentos, mas a demanda de pacientes com necessidade de ventilação mecânica ainda não tem aumentado. Isso pode ser reflexo da vacinação”, pontou o secretário acerca da importância da vacinação.
Com informações da Redação