Técnicos e direção da Ematerce de Crateús promovem encontro para apresentar plano de reestruturação da entidade

0

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) de Crateús realizou nesta sexta (30), no auditório do Colégio Regina Pácis, uma reunião oficial de apresentação do plano de reestruturação da entidade. O evento foi idealizado e desenvolvido pelo grupo de técnicos da instituição, em parceria com a corpo diretivo da Ematerce/Crateús. O presidente da instituição, Antônio Amorim; o gerente regional da Ematerce/Crateús, Edvaldo Costa, e o prefeito Marcelo Machado participaram do encontro.

De acordo com o presidente da Ematerce, um dos objetivos estratégicos previstos no plano de reestruturação da empresa pública é melhorar o perfil da agricultura no Estado do Ceará, viabilizando a capacitação de extensionistas e profissionalização dos produtores. “Buscamos oportunizar uma busca contínua da excelência na produção agrícola, através de investimentos a longo prazo que garantam a melhoria na qualidade de vida (no campo) e preservação do meio ambiente”, afirma.

Vale destacar que a reestruturação da Ematerce será conduzida, a nível estadual, pela empresa MBS Estratégias e Sistemas Ltda

Conforme o gerente regional da Ematerce/Crateús, destacam-se como principais desafios estratégicos no plano de reestruturação: facilitar a organização da transição agroecológica junto aos produtores e contribuir para ampliar a visão empreendedora dos agricultores familiares. “O plano de reestruturação enfatiza a necessidade de construção – por meio de um diálogo entre técnicos, direção e agricultores -de uma visão pautada em conhecimento voltados para a nova ruralidade, na qual estão baseados valores, crenças e ética”, ressalta.

Na oportunidade, Edvaldo Costa salientou ainda que a potencialidade agrícola de Crateús para o desenvolvimento de novas culturas, a exemplo do açaí e do café. Segundo o diretor, os produtores locais devem ser diretamente beneficiados com o aperfeiçoamento destes cultivos, que serão viabilizados com a concretização do plano. Em relação à reestruturação física do prédio da Ematerce em Crateús, a expectativa é de inserir no novo espaço um galpão para o armazenamento de grãos, assim como um auditório para a realização de feiras agroecológicas.

Com informações do repórter Antonio Fontenele