A Secretária de Saúde de Crateús, Elizabeth Machado, confirmou nesta segunda-feira (28), a vacinação de pessoas com 35 a 44 anos cadastradas como portadoras de deficiência permanente. A imunização ocorrerá na terça-feira (29), na Faculdade Princesa do Oeste (FPO) e vai contemplar um total de 105 pessoas. Serão utilizadas doses da vacina Janssen, cuja aplicação é realizada em dose única.
“ Nossa expectativa é obter um significativo avanço na vacinação nos próximos dias. Atualmente, são aplicadas doses das vacinas Janssen (para o público de 35 a 44 anos com comorbidades); Pfizer (grávidas e lactantes); Astrazeneca (dose 1 para população acima de 50 anos) e Coronavac (dose 2 para Zona Rural)”, afirma Betinha.
A Secretária de Saúde destaca ainda que o publico cadastrado como portador de comorbidades deve, obrigatoriamente, apresentar comprovante no ato da vacinação. “A recomendação de aplicação (processo de determinação do público-alvo) das doses é da Secretaria de Saúde do Estado. O Município somente administra a logística a nível local”, ressalta a titular da pasta.
Em relação à atual situação da pandemia no Município; a coordenadora do Sistema de Epidemiologia, Dra. Maria Melo, enfatiza a redução na média de notificações diárias: “ Faço um agradecimento especial a todos os crateuenses, pois devido à conscientização da importância do isolamento social reduzimos de 200 para aproximadamente 50 casos por dia. Reforçamos ainda a necessidade de prosseguir com as medidas de isolamento até que seja alcançada uma significativa cobertura vacinal”.
Confira a relação com os cadastrados como portadoras de deficiência permanente aptos a receberem a vacina da Janssen.
CONFIRA LISTA: DEFICIENTES PERMANENTES
Com informações do repórter Antonio Fontenele