A Secretaria de Saúde de Crateús iniciou nesta terça (03) a imunização de pessoas com faixa etária correspondente a 39 anos. A vacinação ocorreu em dois pontos específicos: Igreja Batista e Centro de Especialidades Gentil Barreiras. Na ocasião, a titular da Pasta, Betinha Machado, destacou o êxito na ação desenvolvida pela Gestão Marcelo Machado.
“A vacinação foi realizada de forma tranquila, com todo o suporte necessário das equipes de aplicação. A recomendação do prefeito Marcelo Machado é de oportunizar a imunização a todos os grupos proporcionalmente ao recebimento das doses”, afirmou.
De acordo com a secretária, a nova estratégia estabelecida pela Pasta – divulgar os locais de vacinação cerca de uma hora antes do início da ação – tem por objetivo impedir aglomerações em filas de espera. Segundo a gestora, foram registradas ainda denúncias de venda ilegal de vagas nas filas. “Pedimos à população que evitem se aglomerar nas filas e, principalmente, que denunciem às nossas equipes caso observem qualquer movimentação referente à venda de vagas. Nosso foco é impedir o desgaste físico das pessoas e, para tanto, adotaremos um novo modelo de divulgação dos locais e público contemplado”, disse.
No tocante às reivindicações sobre os atrasos na vacinação, Betinha enfatiza que o planejamento desenvolvido pela Gestão prioriza a imunização de uma parcela específica do público-alvo da imunização: “A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde de Crateús é de proporcionar a vacinação de 90% das pessoas com a faixa etária correspondente ao estabelecido previamente no lote. Com este modelo de vacinação, evitamos os chamados ‘buracos’ na fila de vacinação, ou seja, que seja necessário convocar pessoas com idade que já foram contempladas. Vale salientar que, após a chegada das doses no aeroporto, os lotes são encaminhados para a Coordenadoria Regional de Saúde, através de representantes da SESA no município, e só depois liberados para a aplicação”, ressaltou.
Nesta terça, mais 936 crateuenses foram imunizados, em primeira dose, contra a Covid-19.
Com informações do repórter Antonio Fontenele