Secretaria de meio ambiente de Crateús intensifica ações contra a poluição sonora

0

A poluição sonora é um problema que agride o meio ambiente e afeta a qualidade de vida da população. Diante deste quadro, a Secretaria de Meio Ambiente de Crateús está reforçando as ações para combater o uso irregular de equipamentos de som, assim como o funcionamento de estabelecimentos que desrespeitam a legislação. As equipes de fiscalização da Pasta estão nas ruas, verificando os níveis de ruídos e orientando os proprietários. O trabalho conta com o apoio da população crateuense, que pode denunciar as infrações através do disk-denúncia.

Conforme levantamento, os pontos com o maior número de reclamações incluem áreas com concentração de bares e estabelecimentos comerciais. Os técnicos verificam a situação utilizando decibelímetros, equipamento capaz de analisar a intensidade emitida no ambiente. Nesta primeira etapa, a medida tem um caráter educativo. Contudo, fica o alerta para quem não cumprir a determinação, estando sujeito ao recolhimento do equipamento de som e o pagamento de multas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Crateús, Rogério Oriano, a população atua como uma grande parceira. “Os cidadãos podem informar com detalhes o que está ocorrendo no seu bairro, na sua rua, atuando como perceiros do poder público contra a perturbação do sossego”, destacou. Segundo ele, apesar de considerado como um problema menor, a poluição sonora é algo grave e que repercute em segmentos como a saúde e a segurança pública.

Na oportunidade, Oriano também faz um alerta acerca da utilização de carros de publicidade, os quais devem respeitar as normas estabelecidas para a circulação destes veículos no perímetro urbano. “Pretendemos também realizar uma ação educativa junto aos proprietários de carros de publicidade, afim de conscientiza-los sobre a importância de um bom convívio junto aos comerciantes, a partir do uso correto do volume automotivo”, conclui.

Com informações do repórter Antonio Fontenele