O retorno dos alunos aos espaços físicos escolares na sede do município de Crateús está marcado para acontecer a partir de 8 de setembro. A informação foi confirmada nesta quinta (02) pela secretária de Educação, Luiza Aurélia. Segundo a titular da Pasta, essa retomada deve ocorrer de forma escalonada e gradual, no qual as escolas funcionarão com 50% da capacidade e de forma híbrida.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo comitê intersetorial para retomada das aulas no Município – que conta com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade; incluindo profissionais da Secretaria de Saúde, os quais são responsáveis pelo acompanhamento do controle de monitoramento epidemiológico – nesta primeira etapa serão contemplados alunos do Ensino Fundamental I (2º e 3º anos) e Fundamental II (5º e 9º anos). Após um período de 15 dias, será realizada uma avaliação acerca dos resultados obtidos.
Em relação às escolas da Zona Rural, a secretaria de Educação de Crateús confirma a volta das aulas para o próximo dia 15 de setembro – na ocasião, as unidades também devem receber 50% dos alunos, conforme determina o modelo híbrido de ensino.
“Nosso intuito é viabilizar um retorno seguro a todos os grupos que integram a comunidade escolar. Neste ensejo, as unidades de educação estão preparando procedimentos de segurança a serem adotados, como a capacitação dos professores e a preparação adequada dos espaços. Ressaltamos, no entanto, que a decisão final caberá aos pais de cada aluno”, afirmou Luiza Aurélia.
No tocante ao Ensino Infantil (creches e pré-escolas), ainda não está prevista uma data de retorno das atividades.
Com informações do repórter Antônio Fontenele