Psicólogo do Caps de Crateús conscientiza população sobre saúde mental durante campanha do Janeiro Branco

0

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, a quebra de tabus e de promover e discutir reflexões que proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos da população. Assim, a Prefeitura de Crateús, por meio da Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos crateuenses.

Em entrevista ao repórter Antônio Fontenele, Tobias Júnior, um dos membros da rede de psicólogos do CAPS, fala que houve um grande aumento na busca por meio a saúde mental, principalmente pós-pandemia. Ele alerta que a família deve ser também um dos apoiadores a saúde mental dos familiares, pois a base se inicia de casa.

“É muito importante ser compreensivo, além de estar disposto a conversar e escutar a pessoa sobre o porquê de tal comportamento, criando um ambiente tranquilo, sem julgar a pessoa afetada. O incentivo para que a pessoa procure apoio profissional é fundamental”, ressalta Tobias Júnior.

O movimento iniciado em 2014 busca o engajamento dos profissionais e da população para promover a saúde mental. A ideia é incentivar estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. A campanha deste ano chega com o tema A vida pede equilíbrio.