A Gestão Municipal de Nova Russas, sob o comando da prefeita Giordana Mano, vem se destacando no desenvolvimento e execução de ações em prol da preservação do meio-ambiente. Um dos projetos fomentados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é o Ecojuá, que busca proporcionar a reciclagem sustentável ao óleo de cozinha, reutilizando o produto para a fabricação de sabão. A iniciativa conta com a parceria da empresa Juá, além da cooperação junto a um grupo de empresários locais, que viabilizam a doação da matéria-prima, por meio do Programa de Coleta Seletiva.
Cabe ressaltar que os produtos recolhidos – ou seja, o óleo doado por comerciantes e empresários novarrussenses – tem como destino a Associação Recinovar, formada por catadores que integram o projeto de Coleta Seletiva. Os materiais coletados, por sua vez, são revertidos em renda para os membros da instituição.
De acordo com a coordenadora da Associação Recinovar, Francisca Emília de Sousa, foram arrecadados cerca de 8 mil litros de óleo, os quais resultaram em aproximadamente R$ 1.200 destinados aos catadores. A cerimônia oficial de lançamento do projeto Ecojuá, que contou com a participação de representantes da Gestão Municipal e dos empresários parceiros, foi marcada pela entrega simbólica do valor angariado.
“Um dos principais objetivos do projeto é oportunizar a saída dos catadores do lixão. Desta forma, a cada litro de óleo coletado, a empresa recebe R$ 1,50. Este valor é revertido para melhorar a renda dos catadores. O apoio da Prefeitura e dos empresários é fundamental e, por isso, agradeço a todos que têm colaborado para o êxito do Ecojuá, em especial a prefeita Giordana Mano”, disse Emília.
Na oportunidade, o comerciante Antônio Vieira, colaborador do projeto, destacou a importância da iniciativa para a preservação do meio-ambiente local: “Ao proporcionar um descarte adequado do produto, a ação colabora diretamente para a sustentabilidade econômica e ambiental no nosso município”, conclui.
Com informações do repórter Tony Sales