A Prefeitura de Crateús vem orientando os beneficiários do extinto Bolsa Família sobre o atendimento no Setor de Cadastro Único. Para os beneficiários que estão com o cadastro desatualizado, será necessário fazer a atualização para receber o benefício do “Auxílio Brasil”.
O “Auxílio Brasil” é o programa social que está substituindo o Bolsa Família desde o último dia 17 de novembro. Vale destacar que a iniciativa contempla todo o público já habilitado e inscrito no Cadastro Único.
Neste ensejo, os beneficiários devem atender os critérios de seleção: famílias com renda até R$ 89 por pessoa, por mês, ou R$ 89,01 a R$ 178 mensais para famílias que possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.
Todas as famílias que já eram beneficiadas pelo Bolsa Família migrarão, automaticamente, para o Auxílio Brasil.
Segundo a Prefeitura, a atualização do Cadastro Único é feita a cada dois anos, portanto, é importante salientar que as famílias que estão com o cadastro atualizado não precisam se preocupar.
Atualmente, o setor de Cadastro Único em Crateús funciona nos seguintes horários: segunda a sexta, das 07h30 às 11h30 e entre 13h30 e 17 horas. Cabe enfatizar que os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio. Os serviços referentes à inclusão cadastral para liberação de beneficio social, por sua vez, não estão sendo realizados no momento.
De acordo com o coordenador do CadÚnico, Vicente Sobrinho, são necessários para a atualização do cadastro os seguintes documentos: comprovante de residência; identidade; CPF; Título de Eleitor; e Carteira de Trabalho. Também devem ser apresentados os seguintes documentos dos dependentes menores de 18 anos: certidão de nascimento e declaração escolar atualizada (válida por um mês a partir da data de emissão).
Com informações do repórter Antônio Fontenele