A quantidade de entulho que os funcionários da Prefeitura de Crateús recolhem por mês das ruas e avenidas vem aumentando consideravelmente. A informação é do coordenador do Setor de Arrecadação, Djalma Pinheiro, que alerta para a importância do serviço para evitar a proliferação de vetores de enfermidades.
“Entulho acumulado cria ambientes propícios para proliferação de mosquitos transmissores de doenças e de animais peçonhentos”, afirma Djalma. “Em tempos de pandemia, a limpeza de vias públicas é ainda mais importante. Porque evita que a rede pública de saúde fique mais sobrecarregada do que já está”, pontua.
O coordenador frisa ainda que a administração municipal faz a sua parte para manter a cidade limpa, mas reforça que o apoio da comunidade é fundamental. “A gente chama a atenção da comunidade para a conscientização, porque a limpeza urbana é um trabalho conjunto e uma demonstração de respeito com a nossa cidade”, destaca.
Na oportunidade, o gestor também ressalta as ações de fiscalização da Prefeitura acerca das construções irregulares. “Além de fiscalizar a parte da documentação para saber se a obra está regular, também analisamos se está em locais próprios para construção”, explica.
Segundo ele, muitas construções são iniciadas sem que o responsável tenha a autorização do município. Ele disse ainda que o Setor de Arrecadação analisa a documentação e, se estiver correta, a aprovação pode sair em um curto prazo. “Por isso, não tem motivo para iniciar uma construção sem que ela esteja toda regularizada”, conclui.
Com informações do repórter Antônio Fontenele