O prefeito de Crateús, Marcelo Machado, participou nesta segunda (06) – ao lado da secretária especial do Governo do Estado, Janaína Farias; e do titular da secretaria do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz – da assinatura do termo de viabiliza o início das atividades do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022; além da ordem de serviço para a reforma do prédio da Câmara dos Vereadores de Crateús e instalação de poços profundos em Bebida Nova e Inchuí. Na oportunidade, também esteve presente uma comitiva de parlamentares estaduais naturais da região, a exemplo dos deputados Jeová Mota, Queiroz Filho e Walter Cavalcante.
De acordo com o secretário De Assis Diniz, a política de peixamento dos açudes públicos deve garantir a distribuição de aproximadamente 80 mil alevinos em Crateús, beneficiando prioritariamente a atividade pesqueira na Zona Rural do município – comunidades como Bela Vista Inchuí serão contempladas com a iniciativa.
Cabe enfatizar que o projeto de peixamento dos reservatórios públicos no Ceará é coordenado pela SDA, através da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar (Copea). A meta da iniciativa consiste em promover a entrega de cinco milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado.
“O Peixamento tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para que estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, explica o secretário De Assis Diniz.
Do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado. São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.
Em relação às demais obras executadas em parceria com o Governo do Estado, a secretária especial Janaína Farias enfatiza que, no mês de outubro – em datas a serem definidas – serão inauguradas as novas sedes regionais do Instituto Médico Legal (IML) e da base de apoio do Ciopaer, ambas situadas em Crateús. O município, por sua vez, também receberá em breve 04 areninhas e uma brinquedopraça.
Já no tocante à instalação da fábrica de calçados Neorubber, a secretária ressaltou que o processo de adequação do espaço físico onde funcionará o equipamento está na fase de conclusão, o que deve viabilizar o início das atividades nas próximas semanas.
Com informações dos repórteres Antonio Fontenele e Suellen Lopes