Os criadores crateuenses devem ficar atentos ao prazo de encerramento da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2021, que ocorre amanhã, dia 30. Nesta etapa, apenas os bovinos e bubalinos de até 24 meses devem ser vacinados. O escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão responsável pela Campanha, também reforça que a declaração da vacinação junto à Agência se encerra no dia 15 de dezembro.
De acordo com o fiscal agropecuário Francisco Cardoso, coordenador do escritório da Adagri em Crateús, a declaração pode ser entregue nos seguintes pontos: Ematerce, Adagri, Secretaria de Negócios Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Neste ensejo, Cardoso ressalta a necessidade da vacinação dentro do prazo estabelecido para evitar que o criador fique inadimplente junto à Agência e também seja multado.
“Pedimos a atenção do criador em não deixar para vacinar na última hora. Conforme determinação do Governo do Estado, a data limite para a compra da vacina nas lojas especializadas será encerrada na terça. A Adagri está fazendo sua parte, para que em breve não seja mais necessário a vacinação”, pontua.
A Adagri vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município.
Porém, segundo o coordenador do órgão em Crateús, o município encontra-se, na atualidade, com aproximadamente 23% de índice de cobertura vacinal.
Com informações do repórter Antônio Fontenele