Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia 3ª dose para idosos e profissionais de saúde

0

Em meio ao avanço da variante delta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta quarta (18) que a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus começará a ser aplicada nos grupos prioritários, compostos por profissionais de saúde e idosos.

“Nosso planejamento determina o início desta nova etapa de imunização com os grupos mais vulneráveis, ou seja, pessoas que atuam na área da saúde e brasileiros acima de 60 anos. Levamos em consideração que os idosos têm o sistema imunológico mais comprometido, e, por isso, terão prioridade”, afirmou o ministro em entrevista coletiva sobre a distribuição de vacinas contra a covid-19.

Apesar de indicar quais grupos receberão a aplicação de uma possível terceira dose, Queiroga enfatizou que ainda não há definição de quando ela será realizada. “Sabemos que já está em discussão a chamada terceira dose, um reforço. No entanto, ainda não há uma evidência científica sólida em relação a como deve ser essa aplicação, nem qual imunizante deve ser utilizado”, afirmou Queiroga.

Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde já realiza um estudo com 1.200 voluntários para avaliar a necessidade de uma terceira dose de vacina para quem tomou a CoronaVac. A pesquisa, feita com pessoas que possuem mais de 18 anos e que receberam as duas doses da CoronaVac há pelo menos seis meses, deve verificar a viabilidade da aplicação de uma terceira dose da vacina da Pfizer, da AstraZeneca e da Janssen em pessoas que tomaram as duas doses da CoronaVac.

Com informações da Redação