A Secretária de Saúde de Crateús, Betinha Machado, participou nesta quarta (30) – junto à Coordenadora do Sistema de Epidemiologia de Crateús, Ana Azevedo; e a Coordenadora da Atenção Básica – Adriana Rodrigues, de uma entrevista ao vivo nos estúdios da Rádio Poty, durante o programa Falando Francamente.
A titular da pasta confirmou aos radialistas Marcelo Chaves e Conegundes Soares, âncoras do programa, o início de uma nova fase da campanha de vacinação contra Covid-19, com a imunização do público em geral: “A chegada de novas remessas de imunizantes vai nos permitir contemplar uma nova faixa de público. Nos próximos dias, iniciaremos a vacinação do público em geral (a partir de 49 anos), sem comorbidades, em ordem decrescente de idade”.
Betinha Machado destacou ainda a obrigatoriedade de apresentação do comprovante médico, no ato da vacinação, para as pessoas com comorbidades: “A população deve se conscientizar que é obrigatório apresentar o comprovante de comorbidade. Essa é uma determinação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado.”
Em relação à quantidade de doses aplicadas no município, a coordenadora do sistema de epidemiologia enfatiza que mais de 24 mil crateuenses já foram imunizados: “A prioridade do prefeito Marcelo Machado e da nossa Secretária Betinha Machado é garantir a vacinação do público em geral. Em julho, pretendemos avançar bastante no processo de imunização. A expectativa é que toda a população esteja vacinada, com a primeira dose, em agosto”, afirmou Ana Azevedo.
A coordenadora da Atenção Básica ressaltou ainda que os cadastros no sistema de Saúde Digital do Governo do Estado, plataforma que garante a vacinação para os cearenses, está sendo realizada de forma gratuita em dois pontos distintos: na Faculdade Princesa do Oeste e, partir de hoje, nos CRAS. “Em razão da redução na quantidade de atendimentos realizados, estaremos limitando o período de funcionamento da unidade Covid do Bairro Cidade 2000 de segunda a sexta. Nas unidades da Maratoan e São José, permanecem os atendimentos também nos finais de semana”, disse Adriana Rodrigues.
Com informações da Redação