A Justiça Eleitoral está convocando mais de 5 mil eleitores dos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, que fazem parte da 61ª Zona Eleitoral, para fazerem a coleta dos dados biométricos. Esses eleitores devem procurar o cartório eleitoral no horário de 08:00 às 14h de segunda a sexta-feira.
A biometria é obrigatória para todos os eleitores que fizeram a primeira via do título de eleitor a partir de 2016. O procedimento também é obrigatório para quem mudou de cidade ou estado.
Para fazer a coleta biométrica, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto, comprovante de endereço atualizado, CPF e título de eleitor caso tenha. A coleta dos dados biométricos deve ser feita até 3 de maio de 2024.
Os eleitores que não fizerem a coleta biométrica até a data limite não poderão votar nas eleições de 2024.
A diretora do cartório eleitoral, Maria Guadalupe, orienta que os eleitores não deixem para última hora a realização da coleta dos dados. “É importante que os eleitores compareçam ao cartório eleitoral o quanto antes para fazer a coleta biométrica”, disse.
A coleta biométrica é um procedimento seguro e rápido. Os dados biométricos coletados são armazenados em um banco de dados da Justiça Eleitoral e são utilizados para identificar os eleitores no dia da votação.
A biometria ajuda a dar mais segurança ao processo eleitoral, pois torna mais difícil a falsificação de documentos e a compra de votos.