Hospital São Lucas de Crateús será parcialmente gerenciado pela UECE e dará suporte ao novo curso de Medicina, confirma reitor da instituição

0

Após a incorporação junto à rede pública estadual, o Hospital São Lucas funcionará como unidade-escola da Universidade Estadual do Ceará (Uece)/Faculdade de Educação de Crateús (Faec), que está implementando a oferta da graduação em Medicina neste segundo semestre de 2022. A informação foi confirmada pelo reitor da instituição, Hidelbrando Soares, em entrevista concedida nesta sexta, 04, ao Programa Falando Francamente da Rádio Poty.

Em dezembro de 2020, o Governo do Ceará adquiriu o Hospital São Lucas, unidade hospitalar filantrópica administrada pela Associação São Camilo desde 2011. A unidade de saúde tem 155 leitos, incluindo 10 leitos de UTI instalados pelo Estado para tratamento de pacientes com a Covid, e que permanecerão no local para atender a população após a pandemia. Conforme o planejamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), após a conclusão do processo de regionalização da unidade, também serão realizados gratuitamente diversos tipos de consultas e exames.

De acordo com Hideldrando Soares, os diversos investimentos viabilizados na área da Saúde, nos quais está incluso o projeto de expansão da rede hospitalar para o interior do Estado, colocam em destaque a importância da ciência e do ensino superior como pilares fundamentais de sustentação de tais empreendimentos com vistas à sustentação das políticas públicas sociais. Neste ensejo, o processo de regionalização do Hospital Geral de Crateús, tendo a Uece como instituição de formação profissional e de desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, constitui uma iniciativa de ampliação e de sustentabilidade dos investimentos realizados.

“O curso de graduação em medicina da Faec será implantado dentro de um conceito de sustentabilidade e desenvolvimento, impulsionando a cadeia produtiva da área de saúde na região. Então, todos esses aspectos fazem com que a ampliação do ensino superior em Crateús seja realmente uma iniciativa muito promissora”, pontua Soares

Na ocasião, o gestor reforçou também o planejamento da instituição em oportunizar a oferta de 40 vagas semestrais (das quais 50% são destinadas aos estudantes oriundos da rede pública), com a realização do processo seletivo no segundo semestre de 2022 e inicio das aulas para a primeira turma em 2023.

Ainda segundo o reitor, está garantido concurso público para provimento de vagas de docente no campus da Faec – incluindo o curso de graduação em medicina. A medida integra a Política de Expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará, instutuída oficialmente pelo governador Camilo Santana em cerimônia nesta quinta (03).

Em relação à obra de reestruturação do campus da Uece em Crateús, que foi dividida em duas etapas, Hidelbrando frisa que, nos próximos dias, será concluída a primeira fase dos trabalhos, o que permitirá a alocação das atividades atuais da FAEC, atendendo aos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Pedagogia, Química, Geografia e Ciências Contábeis, além da primeira turma do curso de medicina.

O novo campus contará com blocos de sala de aula, bloco administrativo, restaurante e biblioteca, totalizando mais de quatro mil metros quadrados. Já a segunda etapa da obra, cuja licitação já foi autorizada pelo governador Camilo Santana e que deverá ser entregue à comunidade ainda em 2022, abrange a ampliação dos cursos ofertados pelo campus, podendo chegar a até 14 cursos de licenciatura (Geografia, História, Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Educação Física, Sociologia, Filosofia, Música e Artes (Artes Visuais, Dança e Teatro).

Com a finalização dessa etapa, o campus contará com mais oito mil metros quadrados, contemplando um novo e moderno bloco de laboratórios voltado especificamente para o curso de medicina, bem como mais salas de aula, centro de convivência, ginásio e salas de coordenações e professores.

Com informações do repórter Marcelo Chaves